Meu fio delicado percorre tecido, papéis e telas. Livre correndo solto em minhas colagens ou contido nos bordados registram uma linguagem visual de meu cotidiano real ou imaginário.
O resultado me encanta como uma poesia, e me vejo criança segurando firme a linha que me liga aquela pipa inquieta, solitária que dança naquele imenso espaço azul, do céu de minha infância...

sábado, 6 de fevereiro de 2016

A grande arte de ser feliz




Descobri Rubem Alves e nas páginas de seus livros fui me descobrindo.





Sacola de palha 


Uma das peças que gosto de fazer são esses forros para decorar cesta de palhas, elas ficam graciosas e enchem os olhos de alegria.






Palha

Existem vários tipos de palha e os tipos mais utilizados para o artesanato são: palha de coqueiro, de milho e de bananeira.
A palha de milho é extraída principalmente no Nordeste brasileiro poi o milharal costuma crescer em regiões quentes e é utilizada geralmente em sua cor natural. Existe o cuidado na seleção da palha pois grande parte dela não pode ser utilizada por conta de sua falta de resistência e passa por um tratamento.

(retirado do texto da internet)







Todo material pronto para começar a produção.



Dentro da sacola vai dois sacos nas medidas internas da sacola um dentro do outro feitos um em tecido principal e outro que será o forro, modelo (saquinho de leite).
Colocado de forma que fique o direito do forro dentro da sacola e o principal com o avesso sobre o avesso do forro para que o direito possa ser visto ao abrir a sacola.
  


 As faixas cortadas duplas para os babados.







Depois costurar viés nas bordas. Os dois babados menores são para o espaço dentro das alças e os maiores vão de uma alça dando a volta na lateral toda até chegar do outro lado da cesta junto a outra alça. Uma do lado direito e outra do lado esquerdo da cesta.








As faixas são pregadas depois de franzidas  no saco duplo interno da sacola entre o tecido principal e o forro. 








Uma tira de cada lado das faixas franzidas são amarradas formando o laço.









Linda não é mesmo?
Não é difícil de fazer, é preciso tiras as medidas da sacola não esquecendo de deixar margem para as costuras e embutir o babado no saco duplo que vai dentro da sacola. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário